#TALENTO NEWS FELIPE FÉLIX

Analise CD 'Manifestação da Glória' de Elaine de Jesus


Um dos trabalhos musicais mais esperados da música gospel pentecostal acaba de chegar às lojas. 'Manifestação da Glória' é o CD que marca os 20 anos de Elaine de Jesus que é uma das cantoras mais reconhecidas do meio evangélico. Por manter o costumo de analisar os maiores lançamentos do segmento, vamos analisar faixa a faixa esse trabalho, confira:

ABERTURA: O trabalho musical começa com uma bela introdução instrumental. Percebemos o tom de pop logo no começo e depois vem a inserção do back cantando 'É demais o que Deus vai fazer' que lembra o hit da cantora e ao mesmo tempo declara que o momento será, antes de tudo, espiritual.

MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA: Essa foi a canção mais pedida pelo público e por conta dessa aclamação generalizada a faixa foi parar até no título do CD e DVD. 

Sem dúvidas essa é umas canções pentecostais mais marcantes da história. A versão apresentada na gravação manteve a essência da original gravada para o CD 'Pérola'. O público cantou em grande coro e não há como não se emocionar com a unção que a faixa transmite. A letra trata do arrebatamento por um ótica singular que fala da emoção desse acontecimento e da possibilidade de adoração por tudo quanto Jesus é!

ATÉ O FIM: A introdução dessa canção já é inesquecível por si própria. Quem teve a oportunidade de vivenciar o início dos anos 2000 deve se lembrar como essa canção se tornou febre nas igrejas e destaque em muitos congressos com o tema 'Tu, porém, vai até o fim'. A faixa trata de fé, confiança e perseverança!

PROVOCANDO MILAGRES: A canção conta com a participação da cantora Vanilda Bordieri. A faixa integra o recente trabalho inédito de Elaine de Jesus 'Escolhidos' e versa sobre a adoração e a resposta de Deus. 'O crente que adora entra na sala do trono, sem pedir licença'. A participação de Vanilda deu um brilho a mais para essa canção que já é forte por essência. As palavras de Vanilda dedicas à Elaine encerram a participação com um charme ainda maior.

ISTO É DEU/ ESSE LUGAR TEM GLÓRIA: 'Oh coisa boa é ser pentecostal' é com essa frase que a cantora inicia essa dupla canção que resgata o estilo do 'reteté' bem comum e quase indispensável em CDs pentecostais. A segunda faixa é épica 'como é gostoso esse lugar, esse lugar é glória' fiquei surpreso ou ouvir essa faixa porque essa canção se tornou um corinho de fogo entre os cristão dos anos 90 - foi muito bom reviver esse tempo na voz de Elaine de Jesus - o clima de comunhão é nostálgico e emocionante.

OLHA IRMÃO: Mais uma grande canção é interpretada por Elaine de Jesus resgatando a emoção e unção dessa faixa que fala de fé, intrega e poder de Deus. Essa faixa possui um refrão bem elaborado que aliás deixa saudade até hoje porque o estilo 'rapidinho' caiu um pouco em desuso e seria uma boa ouvir mais canções nesse estilo.

SALMO 23: A faixa conta com a participação da cantora Eliane Silva que já começa fazendo solo na primeira parte da canção que faz referência a esse que é o texto bíblico mais conhecido entre cristão e não cristãos. Elaine e Eliane cantaram com equilíbrio, leveza e beleza. A canção fala sobre perseverança através da unção de Deus. Eliane Silva é um ícone da música pentecostal e soube usar muito bem seu espaço com declarações bastante espirituais.

SALA DO TRONO: Essa canção foi o título do CD lançado em 2006 que foi um disco a frente do seu tempo. Inicialmente criticado pela roupagem pop e depois elogiado pela inovação - a faixa fala do arrebatamento e da preparação/emoção para esse grande dia. Lydia Moisés deu um toque ainda mais especial para essa canção e a deixou ainda mais grandiosa. Elaine de Jesus soube, muito bem, colocar participações especiais que enriqueceram as faixas. Os arranjos também ficaram muito bons!

SURPRESA DA GLÓRIA: Elaine faz, emocionada, uma introdução com belas palavras para começar essa canção que é, do começo ao fim, uma declaração de amor e adoração a Deus! Sempre gostei de refrões que declaram tudo que Deus é, acho de muito bom gosto. A interpretação da cantora ficou perfeita.

O QUE A SUA GLÓRIA FEZ COMIGO: Antes mesmo de começar a canção o clima de emoção toda conta do ambiente pelas palavras ditas por Suellen de Jesus que se emociona ao falar da irmã. Falar dessa canção é difícil porque essa faixa é profunda, espiritual e tocante, portanto ela age de forma diferente em cada ouvinte. Eu achei a canção espetacular. Leve, profunda e espiritual - tem tudo para ser um marco no ministério da cantora e uma canção que vai direto para os conjuntos de louvor por todo Brasil. Elaine e Suellen fizeram, na minha opinião, o melhor dueto do DVD.

Confira o single:

ESCOLHIDOS: Célia Sakamoto participa dessa canção e junto com Elaine de Jesus elas declaram que são muitos chamados, mas poucos escolhidos. A faixa tem uma letra forte que fala sobre santidade e a recompensa dessa fidelidade que é o galardão da glória. Célia cantou emocionada porque passava por um momento difícil quando foi convidada por Elaine para interpretar essa canção que foi resposta de Deus para ambas.

AUTORIDADE DIVINA: Essa canção conta com a presença de Elaine Martins que tem, além de uma voz potente, uma unção incrível e por tal motivo não poderia ter uma canção melhor que essa que é profética e pra lá de impactante. A faixa ficou top demais, é ouvir e se arrepiar! Também imaginei como seria forte um dueto com Elaine Martins na faixa 'Terremoto de Glória' que também é muito forte!

TERREMOTO SANTO: Uma das canções mais épicas de Elaine de Jesus não poderia ficar de fora. Essa faixa fala do poder de Deus através da passagem bíblica que cita Paulo e Silas que louvam na prisão e de repente um terremoto liberta todos os cativos. Os arranjos dessa faixa foram levemente readequados no refrão e isso é muito bom, porque trás uma coisa nova para uma faixa bastante conhecida. Essa é forte e merece replays!

VENDAVAIS: Começa aqui a homenagem a Shirley Carvalhes - conhecida como rainha da música gospel. Elaine convidou Shirley e falou de sua admiração e prestou honras para ela que tem mais de 30 anos de ministério e uma das vozes mais inconfundíveis da música gospel. O hit é um dos mais antigos e conhecidos de Shirley. O dueto ficou bem bacana.

DEUS TREMENDO: Para dar continuidade na homenagem a Shirley Carvalhaes todas as cantoras que participaram da gravação voltam ao palco para interpretar essa que é uma das mais lembradas faixas da música pentecostal. Quem nunca ouviu ou cantou 'Deus Tremendo'? Simplesmente histórica e emocionante. Os arranjos mantiveram a essência original com um toque inovador.

NA UNÇÃO DE DEUS/ QUEM CHORA PRA DEUS/ PÉROLA: Quando ouvi a introdução achei que não se tratava da canção que está descrita porque veio com levada pop e animada, mas aí percebemos que a cantora e o maestro Ronny Barbosa inovaram e trouxeram uma nova roupagem para canções bem conhecidas. Esse quase 'remix' deixou a canção 'Na unção de Deus' tão boa para se ouvir que deu até vontade de ouvir ela na íntegra nesse novo estilo. ficou top!

Com o encerramento em alto estilo podemos dizer que esse trabalho musical veio para marcar o ministério da cantora e do público com canções históricas e emocionantes, as quais temos certeza que continuarão sendo lembradas pelas futuras gerações. 

Elaine de Jesus e Ronny Barboza se dedicaram e conseguiram apresentar um trabalho final equilibrado e de muito bom gosto. O mais incrível de um CD/DVD histórico é que cada canção nos leva a uma atmosfera diferente, nos fazendo voltar ao tempo e relembrar momentos especiais onde cada canção agiu de forma singular na vida de cada pessoa. Igrejas, conjuntos de louvor, conversões, congressos e outros momentos são resgatados em clima de saudade e emoção por ter vivido um tempo tão bom e espiritual - momentos esses que foram marcados com a trilha sonora de Elaine de Jesus.

Não sei vocês, mas eu curti e muito o CD e espero ansioso para ver tudo isso com as imagens do DVD que está para ser lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário